Segundo a fonte, a remessa prevista cobrirá 50% das necessidades anuais cubanas para vacinação.
A maior ilha das Antilhas administra um Programa Ampliado de Imunização (PAI) contra 13 doenças, com cobertura superior a 98-99%.
Sodepaz explicou que as seringas utilizadas têm normalmente uma capacidade de 0,5-1 ml com agulha (do tipo autodisable ou de uso único por motivos de segurança) e que o país produz 80% das suas vacinas, mas importa insumos como seringas.
Ao aprofundar o assunto, ele observou que Cuba aplica, em média, 4,8 milhões de doses de vacinas simples ou combinadas por ano. Considerando uma seringa por dose, isso equivale a cerca de 4,8 milhões de seringas para o PAI (incluindo vacinas como pentavalente, hepatite B, poliomielite e sarampo).
Ele lembrou que a Unicef contribui com insumos para campanhas específicas, como 94 mil doses de vacinas contra sarampo-parotidite-rubéola (PRS) em 2024, o que acrescenta cerca de 94 mil seringas.
O contêiner foi carregado no dia 24 na empresa Cahnos de Seseña, Toledo, doação gerenciada pela Medicuba Espanha, que a financia em conjunto com a Sodepaz.
Na véspera, o Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC) emitiu um comunicado rejeitando o bloqueio dos Estados Unidos, no limiar desta questão na Assembleia Geral da ONU.
No texto, o MESC, ao qual pertence a Sodepaz, lembrou que as Nações Unidas se pronunciarão nos dias 28 e 29 de outubro sobre o cerco econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba.
lam/ft/bm





