Terça-feira, Outubro 28, 2025
NOTÍCIA

Alerta sobre declínio econômico alemão

Berlim, 28 out (Prensa Latina) A ministra da Economia alemã, Katherina Reiche, alertou hoje sobre o declínio econômico da Alemanha, afirmando que atualmente o país carece de competitividade com as estruturas.

Essas declarações foram feitas em um evento pelo Dia do Comércio Exterior na sede de seu departamento, em Berlim.

Com os olhos voltados para os Estados Unidos e a China, Reiche também vê a Alemanha no centro de uma tensão global entre a abertura dos mercados e os interesses geopolíticos de poder.

Nas relações entre a Alemanha e a China, o recente endurecimento dos controles chineses sobre as exportações de terras raras gerou preocupação entre as empresas alemãs.

A indústria depende desses metais porque eles são necessários para motores, turbinas e sensores, por exemplo. Nos Estados Unidos, o aumento das tarifas sobre as importações da União Europeia (UE) pressiona a economia alemã, voltada para a exportação.

A economia alemã vem apresentando um crescimento fraco há anos. O presidente da Associação Alemã de Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), Peter Adrian, afirmou que a economia alemã perdeu rendimento. As empresas do país sofrem com uma regulamentação excessiva, além de altos preços de energia e um estado de bem-estar social que, nessa escala, representa um fardo para o fator custo da mão de obra.

mem/rfc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa