Domingo, Outubro 26, 2025
NOTÍCIA

Melissa se tornou furacão de categoria quatro

Havana, 26 out (Prensa Latina) O furacão Melissa se tornou hoje um furacão de categoria quatro na escala Saffir-Simpson, de um máximo de cinco, com ventos máximos sustentados de 220 quilômetros por hora e rajadas superiores.

O fenômeno sofreu uma rápida intensificação ao sudeste da Jamaica durante as últimas 12 horas, e sua pressão central caiu para 944 hectoPascal, segundo aviso de ciclone tropical do Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia (Insmet) de Cuba.

Às 06:00, hora local, a região central do furacão Melissa foi estimada em 16,3 graus de latitude Norte e 76,4 graus de longitude Oeste, posição que o situa a cerca de 180 quilômetros ao sul-sudeste de Kingston, Jamaica, e a 415 quilômetros ao sul da cidade de Santiago de Cuba.

Melissa se desloca com rumo próximo ao oeste e possui velocidade de translação de sete quilômetros por hora.

Nas próximas horas, este sistema estará se movimentando lentamente nas proximidades da Jamaica.

Os especialistas do Insmet preveem que este poderoso furacão continue seu lento movimento para o oeste e depois gire gradualmente para o norte e nordeste nos próximos dias, para passar muito próximo ou sobre a Jamaica, e se aproximará na terça-feira do território cubano pelos mares ao sul da região oriental da maior das Antilhas.

O Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia mantém estreita vigilância sobre a evolução e futura trajetória deste furacão de grande intensidade, pois as bandas externas deste sistema aumentarão gradualmente as nuvens e as precipitações na região oriental de Cuba.

A partir deste domingo, iniciar-se-ão fortes ressacas nos mares ao sul das províncias cubanas de Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo.

rgh/abm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa