Sábado, Outubro 25, 2025
NOTÍCIA

Segundo Dia do XVII Encontro de Cubanos Residentes na Europa

Roma, 25 out (Prensa Latina) O segundo dia do XVII Encontro de Cubanos Residentes na Europa, que acontece hoje na capital italiana, abordará diversos temas relacionados ao país, bem como iniciativas em apoio ao povo e ao governo da ilha.

No Hotel Roma Aurelia Antica, sede do evento, será inaugurada às 9h, horário local, uma exposição fotográfica sobre o Comandante-em-Chefe Fidel Castro. A exposição foi criada por seu filho, Alex Castro, renomado fotógrafo.

A apresentação será feita pela Deputada Indira Fajardo, atual presidente do Instituto Cubano de Música. Ana Teresita González, chefe da Direção-Geral de Assuntos Consulares e Assistência aos Cubanos Residentes no Exterior (Daccre) do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, receberá os participantes às 10h, horário local.

Em seguida, será avaliado o cumprimento dos acordos adotados na 16ª ECRE, realizada em Madri em maio do ano passado. Entre 10h30 e 17h (horário local), serão realizados painéis sobre diversos temas, incluindo um sobre o papel das Associações de Cubanos Residentes no Exterior na difusão e defesa da identidade cultural, bem como sobre a relevância dos ideais do herói nacional cubano José Martí.

Será apresentado o projeto “Martí Ilumina os Cem Anos de Fidel”, além da exposição “Palavras para Fidel”, da fotógrafa e escritora Juana Dignorah Laza, em homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana no centenário de seu nascimento, que será comemorado em 13 de agosto de 2026.

Outro painel deste evento abordará o impacto do bloqueio sobre os cubanos, a defesa da identidade e da soberania, bem como o papel da solidariedade e o trabalho atualmente desenvolvido pela Brigada Médica Cubana na Itália, na região sul da Calábria.

Além disso, durante a XVII ECRE, será realizada uma apresentação e debate na tarde deste sábado sobre a participação dos cubanos residentes no exterior no desenvolvimento socioeconômico de Cuba. Às 17h, horário local, serão lidas as resoluções desta reunião, aprovada a declaração final e anunciado o local da próxima ECRE.

Em seguida, o Diretor-Geral da Daccre fará o discurso de encerramento. Na manhã de domingo, 26 de outubro, os participantes desta reunião visitarão a Praça de São Pedro, no Vaticano, onde participarão da Missa e da oração do Angelus, oficiada pelo Papa Leão XIV, que saudará os participantes.

A XVII ECRE teve início em 24 de outubro com uma marcha por Roma em apoio a Cuba e denunciando o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. A marcha foi concluída na embaixada cubana, onde a chefe da missão diplomática, Mirta Granda, expressou sua confiança de que este evento “provocará o diálogo que sempre nos une”, com “a pátria em primeiro plano”.

jcm/ort/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa