Sábado, Outubro 25, 2025
NOTÍCIA

Processo de Mudança na Bolívia atinge o objetivo com Programa Nuclear

La Paz, 25 out (Prensa Latina) Esta semana, o vice-ministro de Planejamento e Desenvolvimento da Bolívia, Freddy Velásquez, descreveu a promoção de um programa para o uso pacífico da energia nuclear como um sucesso para o Governo do Processo de Mudança.

Por Jorge Petinaud Martínez

Correspondente-chefe na Bolívia

Velásquez enfatizou que o cumprimento dos altos padrões de gestão da qualidade no Centro de Irradiação Multipropósito (CMI), vinculado à Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), permitiu que a instalação recebesse a Certificação ISO 9001:2015 nesta sexta-feira.

“A obtenção da certificação ISO 9001 marca um passo fundamental para a consolidação de um sistema de gestão da qualidade sólido e alinhado aos mais altos padrões internacionais”, disse o vice-ministro em entrevista à Prensa Latina.

O CMI faz parte do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (Cidtn) e é a primeira instalação boliviana a aplicar radiação gama para fins pacíficos em áreas como saúde e agricultura, e em breve o fará para exportação.

O vice-ministro considerou que o desenvolvimento desta área da ciência e tecnologia permite que os chamados países subdesenvolvidos avancem e busquem a soberania sob esta perspectiva.

Acrescentou que, no caso da Bolívia, o programa promovido pela ABEN está avançando em direção à soberania no campo da ciência e tecnologia, colocando o país na vanguarda da região.

Velásquez enfatizou que esta política deve ser uma questão de Estado, independentemente de governar de esquerda ou de direita, pois a soberania tecnológica e científica deve ser promovida.

Jiménez, por sua vez, disse a esta agência de notícias que o uso pacífico da energia nuclear já está trazendo resultados tangíveis para o país andino-amazônico.

“Avançamos não apenas na formação de recursos humanos, na construção de infraestrutura, na montagem de equipamentos e na promoção desta tecnologia, que está sendo aplicada pela primeira vez em nosso país”, afirmou em entrevista à Prensa Latina.

Ele informou que há avanços na aplicação desta tecnologia com altos padrões de qualidade, como demonstra a concessão do Certificado ISO 9001:2015 ao CMI.

“Esta conquista no campo da qualidade proporciona maior segurança na aplicação de uma nova tecnologia em benefício do nosso país, de seus diversos produtores e beneficiários em geral”, afirmou.

“As normas ISO”, enfatizou a diretora, “são altamente reconhecidas; elas nos fornecem os parâmetros internacionais que serão necessários para as oportunidades de exportação de alimentos, como refletido nas projeções deste CMI.”

Ela acrescentou que este resultado demonstra um bom trabalho realizado e que foi uma decisão completamente correta do Governo do Processo de Mudança incorporar esta tecnologia tanto no setor médico quanto no agrícola, dando aos produtores bolivianos a oportunidade não apenas de garantir a segurança alimentar do país, mas também de exportar.

“Trabalhamos há um período significativo em colaboração com o Equador como consultores na cooperação Sul-Sul, e isso nos permitiu não apenas introduzir a técnica de inseto estéril (TIE) por radiação”, enfatizou.

Jiménez indicou que este trabalho não só levou à introdução desta tecnologia, mas também à colaboração contínua com o setor da saúde e suas instituições especializadas no combate a doenças como a dengue.

“De fato”, relatou, “já liberamos mosquitos Aedes aegypti machos esterilizados em certas áreas de Santa Cruz, um departamento tropical onde se encontra o maior número de pragas transmissoras desta doença, a fim de determinar como este projeto piloto funcionará e expandir sua implementação em todo o país.”

A diretora explicou que a ABEN está trabalhando em conjunto com cinco instituições coordenadas para realizar esse processo, que ela descreveu como importante para o sistema de saúde boliviano, pois o SIT ajudará a reduzir a população de mosquitos.

jcm/jpm/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa