Sábado, Outubro 25, 2025
NOTÍCIA

Lugar especial de Cuba no coração dos moradores de Hanói é reafirmado

Hanói, 25 out (Prensa Latina) O lugar especial que Cuba ocupa hoje no coração de todos os moradores de Hanói foi reafirmado pelo presidente da União de Associações de Amizade de Hanói (HAUFO), Nguyen Ngoc Ky.

A relação de Hanói com Cuba, e com Havana em particular, tem um profundo caráter político e simbólico, construído na camaradagem tradicional, enfatizou Ngoc Ky em um discurso antes de um programa artístico em comemoração ao 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Esses laços de solidariedade tradicional, amizade especial e cooperação abrangente tornaram-se um modelo exemplar nas relações internacionais, observou ele. O presidente da HAUFO também enfatizou que, nos últimos 65 anos, ambas as nações “estiveram lado a lado”, tanto durante a luta pela independência nacional quanto durante os tempos difíceis de reconstrução e desenvolvimento.

Cuba, disse ele, sempre esteve na vanguarda do movimento internacional em apoio à luta do povo vietnamita, enviando especialistas, médicos, engenheiros e até equipamentos para ajudar o Vietnã, além de construir muitos projetos socioeconômicos valiosos e treinar milhares de estudantes. Na cerimônia, o embaixador cubano no Vietnã, Rogelio Polanco, afirmou que o legado de fraternidade entre Vietnã e Cuba foi transmitido de geração em geração e permanece vivo até hoje.

Há sessenta e cinco anos, recordou, iniciou-se um vínculo que uniria para sempre os nossos povos, cimentado pelo pensamento e pela ação partilhados dos seus fundadores, o reverenciado Presidente Ho Chi Minh e o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Polanco reafirmou que, nos momentos mais difíceis que Cuba enfrentou, o apoio inabalável e a firme posição do Vietname contra o bloqueio económico, comercial e financeiro imposto há mais de seis décadas e mantido por sucessivos governos dos Estados Unidos nunca deixaram de se manifestar.

Ele também elogiou a excepcional campanha de apoio ao povo cubano organizada pela Cruz Vermelha Vietnamita, que em 65 dias arrecadou 615 mil dongs (mais de 23.346.000 dólares), superando a sua meta inicial em 9,46 vezes.

O embaixador concluiu seu discurso citando o Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista e Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, que declarou durante sua recente visita a Cuba:

“Uma relação excepcional foi forjada entre Vietnã e Cuba, que resistiu ao teste do tempo e se tornou uma referência obrigatória de amizade e cooperação, especialmente em tempos de enormes desafios para a paz.”

E essa irmandade, acrescentou Díaz-Canel, tornou-se ainda mais cativante quando o líder histórico da Revolução garantiu a uma imensa multidão de cubanos que pelo Vietnã estávamos dispostos a dar até o nosso próprio sangue.

“Hoje podemos confirmar que esses sentimentos permanecem e que pelo Vietnã hoje também estamos dispostos a dar até o nosso próprio sangue”, reafirmou o presidente.

jcm/mpm/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa