Sábado, Outubro 25, 2025
NOTÍCIA

Cultura Cubana em Festa na Espanha

Madri, 25 out (Prensa Latina) Figuras renomadas da arte cubana celebram hoje o Dia Nacional da Cultura na Espanha, com diversas manifestações culturais marcantes na paisagem diversificada da ilha caribenha.

A embaixada cubana na Espanha sediou um encontro com diversos expoentes da maior das Antilhas, em homenagem à primeira data na história em que o que hoje é o Hino Nacional, então conhecido como “La Bayamesa”, foi cantado por Perucho Figueredo, em 20 de outubro de 1868.

Uma noite animada contou com apresentações da soprano Flavia Mirabal e do tenor Yasel Castañeda de “Noche Azul” e “Vuelvo a ti”, respectivamente, ambas compostas por Ernesto Lecuona, um dos maiores compositores cubanos de todos os tempos.

A trovadora Katia Márquez animou o público com dois clássicos do cancioneiro cubano, “Vereda tropical” e “Cachita”; uma encenação de passagens da Santería com o menestrel Pedro Betancourt e seus convidados; Orlis Pineda e outros músicos, além de uma performance de dança interativa.

Também foi apresentada uma exposição de Charles Farigola, artista cubano especializado em retratos e pintura, que iniciou seus estudos de pintura na Escola Fundação Osvaldo Guayasamin, em Havana.

Na abertura do evento, o Cônsul Geral de Cuba na Espanha, Liyris Aguilar, acompanhado pelo embaixador Marcelino Medina, deu as boas-vindas aos participantes.

A cultura viaja conosco; é uma ponte entre os cubanos, dentro e fora da ilha, uma parte essencial de quem somos, uma herança comum desde José Martí, o melhor da nossa identidade, enfatizou o diplomata.

Um grande final para uma semana em que a pintora Diana Balboa também inaugurou a exposição “Jogar es respirar” (Brincar é Respirar) com a artista convidada Betzi Arias López.

Balboa, aos 80 anos, acaba de completar uma intensa turnê pela Espanha, na qual também apresentou documentários cubanos emblemáticos, tudo em homenagem ao Dia Nacional da Cultura.

Ao mesmo tempo, Liuba María Hevia, figura essencial da música cubana, associada a tantos gêneros quanto à sua própria marca criativa, retornou às suas raízes madrilenas com um concerto antológico no Centro Cultural La Elipa, em Madri.

mem/ft/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa