A estatal Petróleos de Venezuela obteve avanços significativos, gerando US$ 11,7 bilhões em vendas externas entre janeiro e setembro, valor que superou a receita obtida no mesmo período em 2024, publicou o Con el Mazo Dando em seu site.
Ele especificou que, apesar do bloqueio e das sanções impostas pelos Estados Unidos, a Venezuela obteve um aumento de 18% nas exportações de petróleo em comparação com o ano anterior, com uma média de 856.800 barris por dia vendidos durante os primeiros nove meses de 2025.
Embora o preço do petróleo bruto Merey tenha ficado entre oito e nove dólares abaixo do valor registrado em 2024, o aumento no volume de exportação compensou a queda nos preços internacionais, afirmou.
A fonte enfatizou que essa conquista faz parte de uma “estratégia nacional de recuperação energética que incluiu a diversificação das rotas comerciais, o fortalecimento das relações bilaterais com países aliados e a cooperação ativa com parceiros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo”.
Ele enfatizou que, graças a esses esforços, a República Bolivariana manteve sua presença no mercado internacional, “superandos obstáculos financeiros e logísticos derivados das sanções”.
O texto afirma que o compromisso do país com a estabilização do mercado global de energia e sua capacidade de se adaptar às restrições externas “refletem uma política petrolífera resiliente, voltada para a recuperação econômica e o fortalecimento de sua soberania energética”.
A vice-presidente executiva e ministra de Hidrocarbonetos, Delcy Rodríguez, se reuniu ontem com os vice-ministros do setor e funcionários especializados do Instituto Venezuelano de Tecnologia do Petróleo (Intevep), no qual avaliaram sua contribuição vital para a indústria energética.
Em sua conta no Telegram, ela indicou que houve progresso no desenvolvimento de um plano a ser apresentado ao presidente Nicolás Maduro sobre as capacidades do Intevep e sua contribuição para o Motor de Hidrocarbonetos.
Rodríguez enfatizou que “com seus próprios esforços, desenvolvimento e soberania, a Venezuela avança no caminho da prosperidade e de um futuro vitorioso”.
ro/jcd / fav