Quinta-feira, Outubro 23, 2025
NOTÍCIA

Vazamento de ácido sulfúrico em planta de mineração no norte do Chile

Santiago, Chile, 22 de out (Prensa Latina) Um vazamento de ácido sulfúrico em uma planta da Companhia Nacional de Mineração forçou a evacuação de funcionários e a suspensão das aulas hoje na cidade de El Salado, na região chilena do Atacama.

O incidente ocorreu quando o oleoduto que transportava o produto químico se rompeu, liberando uma nuvem de vapor tóxico.

Até o momento, não há relatos de feridos, embora as autoridades recomendem à população que evite a exposição a gases poluentes, que podem causar danos à pele, aos olhos e ao trato respiratório quando inalados.

Devido à emergência, o Serviço Local de Educação Pública do Atacama anunciou a suspensão das aulas para esta quarta-feira.

Um posto de comando foi instalado na área, e a Direção Meteorológica e o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres estão monitorando as condições do vento e a possível disseminação dos gases para áreas povoadas.

Fundada em 1929, a planta de El Salado é a mais antiga da Companhia Nacional de Mineração e se dedica à produção de cátodos de cobre de alta pureza.

mem/car / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa