Quinta-feira, Outubro 23, 2025
NOTÍCIA

Chile tem 138 áreas úmidas urbanas protegidas

Santiago, Chile, 22 de out (Prensa Latina) Um total de 138 áreas úmidas urbanas estão agora sob proteção legal no Chile, após a adição das áreas úmidas do Rio Maipo, na comuna de Melipilla, na Região Metropolitana de Santiago.

Esta é uma das maiores do país, com uma superfície de 2.321 hectares, e é fundamental para a preservação da biodiversidade nesta área, localizada a oeste da capital.

Numerosas espécies vivem lá, incluindo a garça-pequena, a garça-de-cabeça-preta, o caracol-de-cabeça-preta-do-sul e o caracol-de-água-doce.

Também é importante para a regulação hídrica, pois fornece uma área temporária de armazenamento de água e mitigação de inundações, mantém a temperatura ambiente e é notável por seu uso recreativo e educacional pela comunidade local.

Sobre a importância desses lugares, a Ministra do Meio Ambiente, Maisa Rojas, enfatizou que a humanidade enfrenta uma tripla crise devido às mudanças climáticas, à perda de biodiversidade e ao aumento da poluição.

Por isso, afirmou, são necessárias cidades com maior capacidade de adaptação, e as áreas úmidas urbanas são um exemplo de como, com a ajuda da natureza, estamos mais bem preparados para enfrentar eventos climáticos extremos.

Por sua vez, a prefeita de Melipilla, Paola Gárate, referiu-se ao desafio de conciliar a proteção ambiental na bacia do Rio Maipo com o desenvolvimento urbano de uma comunidade em crescimento.

ro/car/eam / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa