Quarta-feira, Outubro 22, 2025
NOTÍCIA

Palestina presente no Festival Internacional de Cinema de Antália

Ancara, 21 out (Prensa Latina) A 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de Antalya, que será realizada de 24 de outubro a 2 de novembro na Turquia, incluirá em sua programação três filmes centrados na tragédia palestina, em particular a situação na Faixa de Gaza, divulgou a agência Anadolu.

Os três materiais serão exibidos como parte da seção especial “De Fronteiras a Sem Fronteiras”, criada em 2023 para dar visibilidade ao sofrimento no Oriente Médio e à crise dos refugiados.

O primeiro filme, “Pon tu alma en tus manos y camina” (Coloque sua alma em suas mãos e caminhe), da diretora iraniana Sepideh Farsi, é um documentário íntimo que explora a vida cotidiana sob a ocupação israelense em Gaza.

O segundo filme, “La Voz de Hind Rajab” (A Voz de Hind Rajab), da premiada cineasta tunisiana Kaouther Ben Hania, relata as últimas horas de vida de Hind, uma menina de cinco anos assassinada junto com sua família por um bombardeio israelense em Gaza em 29 de janeiro de 2024. O filme ganhou o Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cinema de Veneza.

O filme jordaniano “O que resta de você”, dirigido por Cherine Dabis, aprofunda a memória coletiva palestina por meio de uma narrativa familiar que atravessa três gerações, abordando o trauma herdado pelo povo palestino após décadas de deslocamento e violência. Em declarações à Anadolu, o diretor artístico do festival, Deniz Yavuz, destacou o compromisso do evento com a denúncia das injustiças na região. “Não podemos permanecer indiferentes ao sofrimento no Oriente Médio. Esta seção é uma ferramenta para refletir essas vozes silenciadas e humanizar as tragédias por trás das manchetes”, disse ele.

O Festival de Antália, um dos mais prestigiados do mundo turco, reafirma-se assim como um espaço para o cinema comprometido e para a reflexão sobre as crises humanitárias globais.

mem/fm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa