Segunda-feira, Outubro 20, 2025
NOTÍCIA

Transportadores pedem democratização do transporte em El Salvador

San Salvador, 20 out (Prensa Latina) Transportadores em El Salvador reiteraram sua demanda por democratizar o transporte no país, atendendo que eles movimentam 70% dos usuários.

Durante uma participação no programa Frente a Frente da Telecorporación Salvadoreña (TCS), Lucio Vázquez, empresário e porta-voz da Mesa Nacional de Transporte, disse que deve-se priorizar vias expressas para ônibus em detrimento de veículos leves.

Os ônibus, disse ele, movimentam as principais forças produtivas do país, enquanto 30% das pessoas se deslocam em veículos particulares, o que congestiona as vias e provoca grandes engarrafamentos.

Luis Regalado, também empresário e porta-voz do setor de transportes, criticou as más condições em que o transporte privado realiza seu trabalho, quando todos os insumos, desde as unidades até os combustíveis, ficaram mais caros.

O tráfego é outro fator que afeta o congestionamento das ruas e rodovias, além da concorrência “pirata” permitida pelas autoridades.

Regalado indicou que, se não for tratada a quantidade de veículos que circulam no país, em breve não será possível circular nas ruas, pois já existem cerca de dois milhões de veículos.

Ambos os porta-vozes abordaram diferentes aspectos do sistema de transporte, incluindo as tarifas pagas, e exigiram o fim da concorrência desleal. Sobre a entrada de novos ônibus provenientes da China e da Índia, Vázquez disse que estão abertos a qualquer tipo de alimentação. Estamos abertos a tudo, afirmou.

Ele convocou uma discussão com o setor sobre as medidas que o governo pretende tomar para melhorar o serviço.

rc/lb/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa