O dado foi divulgado no Relatório sobre o desenvolvimento das aplicações da inteligência artificial generativa (2025), publicado pelo Centro de Informação da Rede de Internet da China durante a VI Conferência Nacional sobre Recursos Básicos da Internet.
De acordo com o texto, a taxa de penetração dessas tecnologias atingiu 36,5%, impulsionada pela rápida expansão dos modelos nacionais de inteligência artificial e sua adoção em vários setores.
O estudo apontou que mais de 90% dos utilizadores no país preferem modelos de desenvolvimento nacional, tendência que tem favorecido a modernização inteligente de diferentes áreas produtivas. As aplicações mais populares incluem pesquisa inteligente, criação de conteúdos, assistentes de escritório e dispositivos inteligentes, além de novas experiências na agricultura, indústria transformadora e investigação científica.
O uso crescente dessa tecnologia na China coincide com os esforços do país para fortalecer a inovação e desenvolver uma economia digital baseada em inteligência e dados.
A inteligência artificial generativa é um ramo específico da inteligência artificial dedicado à criação de novos conteúdos — como textos, imagens, áudio ou código — a partir de dados existentes.
Ao contrário dos sistemas tradicionais, que se concentram na análise ou previsão, esta tecnologia produz resultados originais e personalizados por meio de modelos treinados com grandes volumes de informação.
mem/idm/hb