De acordo com um comunicado ministerial divulgado aqui, o ministro sul-africano de Obras Públicas e Infraestrutura, Dean Macpherson, e seu homólogo britânico para o Comércio, Chris Bryant, assinaram o documento em Londres, dando continuidade aos acordos preliminares estabelecidos este ano.
A colaboração se concentrará em três áreas específicas. A primeira é o “Projeto Capstone”, destinado a apoiar a implementação de uma Unidade de Entrega Estratégica para agilizar projetos de alto impacto dentro do departamento sul-africano.
A segunda, o “Projeto Speed”, buscará otimizar a gestão dos ativos públicos para melhorar a eficiência no uso dos recursos. A terceira linha de ação fortalecerá um programa municipal que busca melhorar a execução de obras em nível local em municípios selecionados.
Na ocasião, Macpherson afirmou que essa aliança demonstra como a colaboração internacional pode potencializar o desenvolvimento infraestrutural e a capacidade do Estado de executar projetos. “Este memorando marca um passo importante em nossos esforços para transformar a África do Sul em uma grande obra de construção”, declarou o ministro.
O ministro enfatizou que o acordo consolida as reformas dentro de sua pasta, garantindo que os projetos contribuam para a criação de empregos e o desenvolvimento econômico local. “Nosso objetivo é transformar prédios abandonados em ativos para as comunidades”, acrescentou.
A iniciativa, segundo Macpherson, estabelecerá as bases para uma melhor preparação de projetos, uma execução aprimorada e o treinamento de equipes do setor público sul-africano, em linha com a visão de usar os bens públicos para o bem comum.
mem/mv/bm