Xi afirmou que Beijing mantém laços de amizade tradicionais com o Sri Lanka, baseados nos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica, e expressou o desejo de fortalecer a cooperação bilateral em benefício de ambos os povos.
Ele destacou que a China apoia aquele país na defesa de sua soberania e independência e na busca por um desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, ao mesmo tempo em que propôs ampliar a cooperação em infraestrutura, agricultura moderna, economia digital e turismo.
A primeira-ministra do Sri Lanka, Harini Amarasuriya, transmitiu os cumprimentos do presidente e destacou o papel da China na promoção da causa mundial das mulheres, além de agradecer a assistência oferecida por Beijing para o desenvolvimento socioeconômico de seu país.
Por outro lado, em seu encontro com a primeira-ministra de Moçambique, Maria Benvinda Delfina, Xi destacou que os laços entre as duas nações, estabelecidos há 50 anos, resistiram às provações internacionais e mantêm uma base sólida de cooperação.
O líder chinês expressou o desejo de ampliar a coordenação estratégica, aprofundar os intercâmbios entre governos, partidos e parlamentos e promover a cooperação em energia, mineração e infraestrutura no âmbito do Fórum de Cooperação China-África.
Benvinda Delfina classificou a China como um parceiro confiável e manifestou o interesse de seu país em fortalecer os laços comerciais, educacionais, tecnológicos e energéticos, bem como em apoiar as iniciativas globais propostas por Xi em favor do desenvolvimento e da segurança.
Durante sua reunião com a presidente da Dominica, Sylvanie Burton, Xi destacou os mais de 20 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.
Ele indicou que a China continuará apoiando os esforços da Dominica para enfrentar as mudanças climáticas e melhorar sua capacidade de prevenção de desastres, além de ampliar a cooperação em saúde, energia limpa e empoderamento feminino.
Por outro lado, em seu encontro com o presidente de Gana, John Dramani Mahama, Xi comemorou os 65 anos de relações bilaterais e reafirmou o apoio da China ao desenvolvimento independente do país africano, com o compromisso de impulsionar a cooperação nas áreas de mineração, energia, agricultura e construção de infraestrutura.
Ambos os mandatários concordaram em aprofundar a implementação dos acordos alcançados no Fórum de Cooperação China-África e promover um sistema de governança global mais justo e equitativo.
A China mantém amplos laços com os países do Sul Global por meio de suas iniciativas de desenvolvimento e do Fórum de Cooperação China-África, instrumento fundamental para promover a cooperação econômica e o fortalecimento institucional no continente africano.
lam/idm/bm