Domingo, Outubro 12, 2025
NOTÍCIA

Festa dos Conviteros 2025, tradição e cor no centro da Guatemala

Cidade da Guatemala, 12 de outubro (Prensa Latina) Pelo menos 65 Convites da Guatemala levarão hoje, em um animado desfile, a tradição, a cor e a energia de seus municípios ou comunidades pelas ruas do centro histórico da Guatemala.

A partir das 8h, hora local, mais de dois mil artistas vão encher de ritmo e alegria desde o Paseo de la Sexta (rua 16) até a Plaza Mayor de la Constitución, localizada em frente ao Palácio Nacional da Cultura, sede do governo.

O Encontro de Convites 2025 tem como objetivo reconhecer, fortalecer e divulgar essas expressões artísticas de origem religiosa e elementos carnavalescos, que funcionam como um convite para anunciar as festividades patronais.

Elas não só fazem parte do legado cultural das comunidades, mas também são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial, acrescentou o Ministério da Cultura e Esportes, que em suas redes sociais convidou a todos a viver a celebração que une todo um país.

Para o que será o ponto alto do Festival do Centro Histórico, se reunirão participantes dos departamentos de Quiché, Alta Verapaz, Quetzaltenango, Sololá, Huehuetenango, Totonicapán, Sacatepéquez, entre outros.

A Associação de Comerciantes Santiago Apóstol de Coatepeque e o Convite de mi Pueblo, Baile de Disfraces Club Loowarner (Santiago Sacatepéquez) e Convite Botargas RCA Personajes Animados (El Tumbador) celebrarão assim a diversidade da terra do quetzal.

Além disso, vale mencionar o Convite Feminino de San Pedro Chuarrancho, o Convite 10 de dezembro El Más Joven (Sololá), o Convite 14 de agosto (Nebaj), o Convite 29 de abril (Poptún) e o Convite Associação Feminina de Alejandría (Nahualá).

Essas expressões, de acordo com a literatura, surgiram da tradição medieval de máscaras e pregadores, que foram adotadas e adaptadas à realidade das diferentes localidades deste território centro-americano.

Assumidas pelos indígenas nos séculos XVII e XVIII, com o tempo passaram de materiais naturais ou simples, como lona e madeira, para o uso de máscaras elaboradas com impressoras 3D.

Os personagens variaram, não mais apenas animais (macacos, tigres e veados), mas caricaturas, super-heróis, figuras globais, do cinema e da televisão, com certa sátira social.

A música, por sua vez, mudou de acompanhamentos mais simples (marimba acima de tudo) para bandas, orquestras e mistura com tecnologias modernas de som.

Os Convites percorrem as ruas da cidade seguindo o mesmo itinerário que terá a procissão principal da festa dedicada ao Santo ou Santa Padroeiro.

Atualmente, o valor histórico, social e artístico levou ao reconhecimento oficial de 10 Convites como Patrimônio Cultural Imaterial da Nação.

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa