Sexta-feira, Outubro 10, 2025
NOTÍCIA

Chile: marcha em solidariedade a jornalistas assassinados em Gaza

Santiago do Chile, 10 out (Prensa Latina) Jornalistas chilenos participarão amanhã de uma marcha nesta capital em solidariedade aos seus colegas assassinados por Israel na Faixa de Gaza.

Desde 7 de outubro de 2023, mais de 210 comunicadores perderam a vida devido às agressões israelenses contra o enclave, onde o regime de Tel Aviv massacrou cerca de 70 mil palestinos, em sua maioria mulheres e crianças.

Os ataques contra a imprensa não são coincidências, são crimes destinados a silenciar a verdade e atentam contra o direito universal à informação, afirma uma carta assinada por profissionais de destaque.

De acordo com as normas e protocolos vigentes, os jornalistas gozam da proteção concedida pelo direito internacional humanitário.

Cerca de uma centena de premiados nacionais, referências do jornalismo e líderes sindicais assinaram a carta, entre eles Faride Zerán, Mónica González, María Olivia Monckeberg, Sergio Campos, Delia Vergara, Patricia Stambuk e Abraham Santibáñez.

Também figuram comunicadores como Amaro Gómez-Pablos, Rafael Cavada, Alejandra Matus e Juan Cristóbal Peña.

O documento também foi assinado por Rocío Alorda, presidente do Colégio de Jornalistas, e Patricia Alrringo, presidente da Associação Nacional de Mulheres Jornalistas.

ro/car/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa