Desde o seu início, em 13 de agosto passado, a iniciativa recebeu mais de dois milhões de contribuições individuais e coletivas, totalizando cerca de 523 bilhões de dongs (mais de 19 milhões e 800 mil dólares à taxa de câmbio do dia), tanto através da conta bancária habilitada para esse fim quanto pelo sistema da Cruz Vermelha das províncias e cidades.
“Esta iniciativa humanitária demonstra a solidariedade, lealdade e firmeza do povo vietnamita com o irmão povo de Cuba”, afirmou em conferência de imprensa o subsecretário do Comitê do Partido Comunista (PCV) da Frente da Pátria do Vietnã e das organizações centrais, Nguyen Thai Hoc.
O líder partidário, citado pelo jornal Juventud, destacou que o programa, desenvolvido com o tema “65 anos de amizade Vietnã-Cuba”, atingiu seu objetivo inicial (arrecadar 65 bilhões de dongs) em apenas 30 horas e, em 48 horas, duplicou essa meta, arrecadando 130 bilhões de VND.
Por sua vez, o presidente interino da Cruz Vermelha do Vietnã, Nguyen Hai Anh, destacou que esta campanha de curta duração alcançou a maior escala e número de participantes das desenvolvidas até o momento, com quase 2,2 milhões de pessoas apoiando-a.
Em sua página no Facebook, a entidade destacou que “o número é de mais de dois milhões de doadores, mas o coração é de milhões de vietnamitas, porque em uma transferência às vezes está a mão de agências, organizações e empresas, nas quais muitas pessoas contribuem com uma pequena parte, enviando amor ao povo cubano”.
Outra postagem da própria organização social humanitária também enfatizou que, mesmo quando o país enfrenta as consequências de inundações devastadoras, “os vietnamitas sempre sabem como compartilhar, porque a intenção, a bondade e o espírito de ajudar a si mesmo nunca desapareceram”.
A campanha, que foi lançada pela Cruz Vermelha da nação indochinesa no último dia 13 de agosto, por ocasião do 99º aniversário do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, e no contexto do Ano da Amizade Vietnã-Cuba e do 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, será concluída no próximo dia 16.
Na ocasião, o membro do Bureau Político do PCV e presidente da Frente da Pátria do Vietnã, Do Van Chien, destacou que essa ação demonstra a tradição de humanidade do povo vietnamita e a profunda amizade existente entre as duas nações.
O programa não visa apenas oferecer apoio material para superar as dificuldades imediatas que Cuba atravessa, mas também difundir com força uma mensagem de empatia e solidariedade à internacional, destacou Van Chien, reiterando que, em qualquer circunstância, o povo vietnamita está sempre ao lado do povo cubano.
Esta, ressaltou ele, é uma conexão tradicional de afeto que se estende por 65 anos e na qual “o carinho fraternal superou todas as distâncias geográficas e condições econômicas para se tornar um valor espiritual duradouro”.
npg/mpm/bm