Terça-feira, Outubro 07, 2025
NOTÍCIA

Surrealismo e seu duplo, com fundo de Pablo Picasso

Madri, 7 out (Prensa Latina) O surrealismo, de certa forma, faz uma referência a Pablo Picasso, com a realização em seu museu em Málaga de um seminário internacional marcado hoje por reflexões de especialistas.

Patrocinado pelo Centro de Estudos e Pesquisa do Museu Picasso Málaga (MPM), com a contribuição do Centre Pompidou de Paris, “O surrealismo e seu duplo” acontece por ocasião do centenário do primeiro Manifesto do gênero.

Didier Ottinger, diretor adjunto do Centre Pompidou de Paris e curador de grandes exposições de arte moderna e contemporânea, discursou em uma conferência intitulada “Do automatismo às mães: a genética do surrealismo”.

O tema aprofundou a dimensão científica do método surrealista, bem como a relação entre poesia, biologia e criação plástica em artistas como Max Ernst ou Yves Tanguy.

Outra palestra foi ministrada por Estrella de Diego, renomada ensaísta e acadêmica espanhola em arte contemporânea, que desenvolveu a ideia de “Surrealismos para tempos decoloniais”, uma proposta de revisão crítica dos relatos canônicos do movimento.

Picasso é considerado o mestre do cubismo, um estilo que, na verdade, não pertence ao surrealismo. No entanto, sua obra apresentava traços e influências claras a partir de 1925.

O autor de As Meninas de Avignon ou Gernika refletiu em formas distorcidas, composições oníricas e uma intensa conexão com a realidade profunda.

mem/ft/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa