Em comunicado divulgado hoje, Youssouf destacou a trajetória do ex-ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, que teve uma “liderança e serviço público, em particular nas áreas da cultura, educação e patrimônio”, ressaltou.
O chefe da CUA expressou, além disso, o compromisso permanente da organização continental de aprofundar a colaboração com a Unesco para promover uma educação inclusiva e de qualidade, fomentar a excelência científica e preservar a riqueza cultural do continente.
Ele também destacou a ambição comum de acelerar a implementação da Agenda 2063 da União Africana: a África que Queremos, e a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Youssouf manifestou confiança na capacidade de El-Enany para dirigir a UNESCO com visão e dedicação, “num momento em que a cooperação internacional é mais essencial do que nunca”, afirmou.
Ele acrescentou que a CUA está disposta a colaborar estreitamente para promover iniciativas que inspirem e empoderem a juventude africana, apoiem a inovação e a criatividade e protejam o rico patrimônio cultural e natural do continente para as gerações futuras.
mem/kmg/bm