Segunda-feira, Outubro 06, 2025
NOTÍCIA

Fornecedores automotivos alemães mostram pessimismo

Berlim, 6 out (Prensa Latina) A Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA) revelou hoje que metade dos fornecedores desse setor mostram-se pessimistas.

Em seu relatório, a associação indicou que quase metade dos fornecedores alemães da indústria automotiva descreveram sua situação como ruim ou muito ruim, de acordo com uma pesquisa da VDA.

Isso também tem impacto nos investimentos e no emprego. Mais de 60% das 158 empresas pesquisadas querem cortar empregos, de acordo com a pesquisa.

Em relação aos investimentos, cerca de 80% planejam adiá-los, transferi-los para o exterior ou cancelá-los completamente. Um quinto dos fornecedores mantém seus planos de investimento anteriores, e quase ninguém planeja aumentá-los.

Uma preocupação central para as empresas são as tarifas americanas sobre produtos industriais. Mais da metade delas indicou estar sendo afetada de forma média ou grave.

A presidente da VDA, Hildegard Müller, exigiu que o governo e a Comissão Europeia (CE) estabeleçam prioridades claras em favor da competitividade internacional da localização econômica. Ela acrescentou que a localização industrial deve estar no topo da agenda.

A maioria das empresas não espera que a situação melhore rapidamente. Apenas uma em cada cinco prevê que isso aconteça. Quase 60% não espera nenhuma mudança e 18% antecipam uma piora.

mem/rfc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa