O fenômeno meteorológico atingiu a categoria de tufão forte na madrugada e, às 14h50, hora local, entrou pela costa oriental do condado de Xuwen, com ventos máximos de 42 metros por segundo e pressão central de 965 hectopascais.
O Centro de Comando de Emergências de Hainan informou que, até a noite do dia 4, 114 mil 65 pessoas haviam sido evacuadas de zonas de risco, de um total de mais de 143 mil previstas.
As autoridades de Guangdong indicaram que o tufão afetará principalmente a zona ocidental da província com chuvas e rajadas intensas, e alertaram para possíveis inundações e deslizamentos de terra.
O secretário do Partido Comunista em Guangdong, Huang Kunming, destacou numa reunião de coordenação que o fenômeno coincide com o feriado do Dia Nacional e o Festival do Meio Outono, o que aumenta o risco devido ao elevado fluxo de pessoas e veículos.
Ele indicou ainda que a região foi atingida nas últimas semanas por vários tufões e as chuvas saturaram os solos em áreas do oeste da província, o que reduz a capacidade de resistência a desastres.
As autoridades ordenaram o reforço do controle em zonas montanhosas, rios, barragens e pontos urbanos propensos a inundações, além de suspender as atividades turísticas em áreas de risco e garantir a segurança das embarcações e dos trabalhadores no mar.
O governo provincial apelou para que se assegurasse a evacuação completa das pessoas em áreas vulneráveis e se desse prioridade ao restabelecimento de serviços básicos como eletricidade, comunicações, transportes e abastecimento de água, uma vez passada a tempestade.
rgh/idm/hb