Domingo, Outubro 05, 2025
NOTÍCIA

Exército russo ocupou a localidade de Kuzmínovka, no Donbass

Moscou, 5 out (Prensa Latina) As unidades do agrupamento de tropas do Sul, participantes na operação militar especial, assumiram o controle da localidade de Kuzmínovka, na região de Donbás, anunciou hoje o Ministério da Defesa da Rússia.

No seu comunicado deste domingo, publicado na rede social Telegram, o órgão militar precisou que as formações do grupo de tropas do Sul, após um avanço ofensivo bem-sucedido, ocuparam o assentamento de Kuzmínovka na República Popular de Donetsk.

Além disso, de acordo com o Ministério da Defesa, as Forças Armadas da Rússia lançaram ontem um ataque maciço contra empresas da indústria de defesa ucraniana e infraestruturas energéticas do setor do gás que garantiam o seu funcionamento.

O ataque foi realizado por terra, ar e mar com mísseis de longo alcance, incluindo mísseis hipersônicos Kinzhal e drones de combate.

O Ministério da Defesa estimou em cerca de 1.300 as baixas sofridas pelo exército ucraniano no último dia.

Um terço dessas baixas, 430, foram resultado de operações do grupo de tropas Centro, que melhorou as suas posições na linha de frente nas áreas de Dimitrov, Grúzskoye, Torétskoe, Rubézhnoe, Artiómovka, Dorózhnoe, Ivanovka, Krasnoarmeysk e Gríshino, em Donetsk.

Além disso, o grupo Leste causou 270 baixas ao inimigo durante o último dia; o grupo Oeste, 225; o grupo Norte, 190; o grupo Sul, 130; e o grupo Dnieper, 55.

As perdas de material bélico do lado ucraniano no último dia incluem um carro de combate, sete blindados, quatro peças de artilharia, 37 veículos militares, 11 estações de guerra eletrônica, 13 armazéns de munições, material e combustível e 145 veículos aéreos não tripulados.

A 30 de agosto, o chefe do Estado-Maior General Valeri Guerásimov, afirmou que as tropas russas mantêm a iniciativa estratégica e continuarão com as suas operações ofensivas.

Segundo Guerásimov, as Forças Armadas da Rússia controlavam, naquela data, 99,7% do território da República Popular de Lugansk, 79% do de Donetsk, 76% da região de Kherson e 74% do de Zaporozhie.

mem/gfa/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa