Sábado, Outubro 04, 2025
NOTÍCIA

Crescem os protestos na Itália contra os crimes israelenses em Gaza

Roma, 4 de outubro (Prensa Latina) Uma grande mobilização ocorrerá hoje nesta capital, como parte dos protestos iniciados na última quarta-feira na Itália contra o genocídio israelense em Gaza e os ataques de Tel Aviv à Flotilha Global Sumud.

Milhares de pessoas chegaram de todo o país desde o dia anterior para participar das manifestações convocadas para este sábado em Roma por diversas organizações políticas, sociais, sindicais e estudantis que apoiam a causa palestina nesta nação europeia e exigem o fim do atual massacre sionista contra esse povo.

A mais recente manifestação ocorrerá poucas horas antes de uma greve geral convocada pela União dos Sindicatos de Base (USB) e pela Confederação Geral do Trabalho Italiana (CGIL), entre outros sindicatos, durante a qual foram realizadas manifestações em mais de 100 praças e cerca de dois milhões de pessoas participaram, segundo declarações desses sindicatos.

De acordo com uma reportagem do site RAI News, a marcha de hoje partirá às 14h, horário local, da Piazzale Ostiense até a Piazza di Porta San Giovanni, percorrendo as avenidas centrais Viale della Piramide Cestia, Viale Aventino, Via di San Gregorio, Via Celio Vibenna, Via Labicana e Via Merulana.

Durante uma reunião do Comitê de Ordem Pública e Segurança, o prefeito de Roma, Lamberto Giannini, delineou os detalhes de um plano operacional para lidar com essa mobilização, que envolverá o envio de mais de dois mil policiais estaduais e locais, carabinieri e forças especiais.

Enzo De Vincenzo, líder sindical da USB, afirmou que “em Roma, pelo menos meio milhão de pessoas se reunirão nas ruas”, muitas das quais vindas de Nápoles, Milão, Bolonha, Florença e outras cidades do país para se juntar a esta enorme manifestação de apoio à Palestina.

mem/ort/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa