Em 1º de outubro, o gigante asiático comemorou o 76º aniversário da fundação da República Popular da China, com foco no aprofundamento da modernização e na expansão da abertura.
O presidente Xi Jinping afirmou que o país avançará nessa meta com unidade e esforço, discursando em uma recepção que marcou o aniversário no Grande Salão do Povo.
Xi enfatizou que alcançar o rejuvenescimento nacional é um empreendimento sem precedentes.
Ele observou que o Partido Comunista da China (PCCh) liderou o povo por 76 anos com independência e luta constante, alcançando resultados históricos.
Ele lembrou que o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e na Segunda Guerra Mundial foi recentemente comemorado, o que fortaleceu o espírito e a unidade nacionais.
Ele também afirmou que a quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh será realizada em 2025, que definirá as diretrizes para o 15º Plano Quinquenal (2026-2030).
Anteriormente, a China comemorou o Dia dos Mártires com uma cerimônia de deposição de coroas de flores na Praça da Paz Celestial.
Os oito dias de feriados do Dia Nacional e do Festival do Meio do Outono começaram em 1º de outubro.
Esta semana, o Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) estudou e formulou os principais temas do 15º Plano Quinquenal para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional (2026-2030).
Presidida pelo Presidente Xi Jinping, a reunião avaliou as propostas deste documento, que será apresentado na Quarta Sessão Plenária do 20º Comitê Central do PCC, agendada para 20 a 23 de outubro.
De acordo com o Bureau Político, a proposta reflete com precisão os desafios atuais e projeta um plano estratégico para os próximos cinco anos.
O texto busca consolidar a modernização da China por meio de reforma, abertura, inovação e desenvolvimento de alta qualidade.
O Bureau Político enfatizou que o período de 2026 a 2030 deve garantir benefícios mais equitativos para a população e combinar o planejamento de mercado e o planejamento estatal.
Também apelou para o fortalecimento da segurança nacional e da prevenção de riscos para apoiar o crescimento econômico.
O órgão enfatizou a necessidade de manter a liderança abrangente do Partido durante todo o processo de modernização.
O Comitê Central realizará sua sessão plenária em Pequim para aprovar o documento final, que delineará as prioridades econômicas e sociais da China até 2030.
ga/idm/glmv