Michel, diretor de Operações da Comissão Permanente de Efemérides Patrias, discursou sobre o “Uso cidadão dos símbolos patrióticos” em uma atividade realizada no Pavilhão de Identidade e Cidadania, no Museu de História e Geografia, com a participação de estudantes, autoridades civis e militares e o público em geral.
O palestrante afirmou que os símbolos patrióticos representam “a essência da nação e a identidade dominicana perante o mundo”.
Ele lembrou que a Constituição prevê sanções para aqueles que cometerem ultrajes contra a bandeira, o escudo e o hino nacional.
“Com esta conferência, trabalhamos pela pátria, como nos ensinou o mais nobre e puro dos dominicanos, Juan Pablo Duarte”, afirmou.
A FIL de Santo Domingo, que se realiza na Praça da Cultura Juan Pablo Duarte até 5 de outubro, é dedicada ao historiador Frank Moya Pons.
Em sua 27ª edição, tem como tema central a literatura infantil e conta com a Rede de Feiras e Festivais Literários da América Latina como convidada de honra.
Entre as múltiplas atividades realizadas na véspera, destacou-se uma conferência sobre a evolução do merengue, a cargo da licenciada Elena Altagracia Aquino Gonell.
Diante de uma plateia composta principalmente por estudantes, professores e legisladores, Aquino Gonell destacou o papel dos músicos Luis Alberti e Antonio Morel não apenas na formação de orquestras, mas também na consolidação do merengue como gênero nacional entre 1930 e 1960.
“Luis Alberti foi uma figura fundamental no posicionamento do merengue, pois fundou a orquestra Lira del Yaque e dirigiu a emissora HIJB em Santiago”, explicou a palestrante, que também citou a interpretação do artista do famoso merengue “Compadre Pedro Juan”.
Sobre Antonio Morel, ela destacou que ele foi um dos compositores com o maior número de peças que se tornaram grandes clássicos do merengue.
Entre suas obras mais conhecidas, ela mencionou “Juanita Morel”, “Apágame la vela” e “La agarradera”. Da mesma forma, ela se referiu a Félix López Kempo, autor da popular “Siña Juanica”, como um dos músicos essenciais daquela época.
mem/mpv/bm