Sexta-feira, Outubro 03, 2025
NOTÍCIA

Reservas internacionais russas atingem novo recorde

Moscou, 3 out (Prensa Latina) As reservas internacionais russas no final de setembro totalizavam US$ 713 bilhões e atingiram um novo recorde histórico, após um aumento de US$ 700 milhões em uma semana, informou o Banco da Rússia.

“As reservas internacionais no final do dia 26 de setembro de 2025 totalizaram 713,3 bilhões de dólares americanos, tendo aumentado em uma semana em 700 milhões de dólares, ou 0,1%, como resultado de uma reavaliação positiva”, indicou o regulador.

Em 19 de setembro, o volume das reservas ascendia a 712,6 bilhões de dólares.

As reservas internacionais são ativos de alta liquidez que estão na posse do banco central e do governo russo e incluem fundos denominados em moeda estrangeira, direitos especiais de saque, uma posição de reserva no Fundo Monetário Internacional (FMI) e ouro monetário.

Os países ocidentais impuseram sanções contra o Banco da Rússia depois que Moscou lançou a operação militar especial na Ucrânia. Além do congelamento das reservas cambiais da Rússia, foram proibidas todas as transações relacionadas à gestão das reservas e ativos do banco central, bem como as transações com qualquer entidade jurídica, organização ou órgão que atuasse em nome ou por conta do regulador.

otf/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa