De acordo com um relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Informação sobre Desenvolvimento (Inide), a taxa de desemprego aberto ficou em 2,2%, com uma redução de 0,8% em relação a agosto de 2024 e de 0,2% em relação ao mês anterior.
O documento detalhou ainda que a taxa de pressão geral, indicador que mede as pessoas ocupadas em busca de um emprego adicional, caiu para 5,7%, com reduções de 1,6 pontos percentuais em termos interanuais e de 0,8 em comparação com julho.
Quanto ao subemprego, o relatório do Inide situou esse indicador em 38,0% em nível nacional, o que significou uma redução de 0,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2024.
A participação da força de trabalho atingiu 66,1%, um número que reflete uma ligeira diminuição de 0,2 pontos percentuais em relação a agosto do ano passado, embora com uma recuperação de 0,4 em comparação com o mês anterior.
Esses números confirmam a tendência de recuperação e dinamismo da economia nicaraguense nos últimos anos, sustentada em políticas de fomento ao emprego, investimento em infraestrutura e impulso a setores estratégicos.
mem/ybv/bm