Sexta-feira, Outubro 03, 2025
NOTÍCIA

Ataques paramilitares contra El Fasher, no Sudão, deixam 16 mortos

Cartum, 2 de out (Prensa Latina) Novos ataques paramilitares com mísseis e drones deixaram aproximadamente 16 mortos e dezenas de feridos na cidade sitiada de El Fasher, capital de Darfur do Norte, segundo fontes médicas presentes hoje.

A Sudan Doctors Network, uma organização civil sudanesa, informou que cinco crianças estavam entre os feridos, em consequência dos bombardeios contra áreas residenciais da cidade, que as chamadas Forças de Apoio Rápido (RSF) estão tentando tomar e transformá-la na capital de seu proclamado “governo paralelo”, não reconhecido pela comunidade internacional.

Enquanto isso, as Nações Unidas denunciaram uma possível escalada de hostilidades que resultará em mais mortes de civis, com o uso de drones de longo alcance pela RSF.

Há meses, a situação da cidade se deteriora devido aos constantes bombardeios de artilharia e drones.

Fontes relatam a quase total falta de serviços básicos, principalmente água e alimentos, resultando em inúmeras mortes todos os dias, principalmente crianças, vítimas de fome e doenças.

Desde meados de abril de 2023, esta nação africana está mergulhada em uma guerra interna, após a intensificação dos conflitos por poder entre o Chefe do Exército, Abdel Fatah al-Burhan, e o líder das Forças de Apoio Rápido paramilitares, Mohamed Hamdan Daglo.

Os combates já destruíram inúmeros meios de subsistência, mergulhando o país em uma complexa espiral de fome e morte.

mem/fvt / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa