Por Carmen Esquivel
Isso foi afirmado à Prensa Latina por Ngo Thu HưÆng, assessora do escritório comercial vietnamita no Chile, que explicou que uma das vantagens de importar produtos de seu país é que muitos podem desfrutar de tarifas zero, graças ao Acordo de Livre Comércio bilateral.
As empresas também se beneficiam do Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), um acordo de integração econômica e facilitação do comércio que abrange 12 países, incluindo Vietnã e Chile.
Estamos trazendo mais de 100 produtos de cerca de 50 empresas para promover nesta feira, informou o representante, acrescentando que as ofertas incluem produtos agrícolas, aquáticos e de frutas secas, incluindo arroz, macarrão instantâneo, especiarias, café, chá, frutos do mar, castanha de caju, doces e sucos.
O Vietnã e o Chile têm uma relação de longa data; o comércio aumentou significativamente nos últimos anos e acreditamos que há potencial para exportar mais alimentos para este país, afirmou o consultor.
Atualmente, o país do Sudeste Asiático exporta principalmente celulares e seus componentes, máquinas, têxteis, calçados, arroz e atum.
O Vietnã é atualmente um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas e aquáticos, graças ao seu clima tropical, terras férteis, extenso litoral e sistema industrial moderno e sustentável.
Durante o evento, milhares de participantes visitaram o estande para experimentar a variada oferta gastronômica daquele país, altamente apreciada por sua qualidade, sabor único e variedade.
Cafés Robusta e Arábica instantâneos e em tabletes, doces, sucos de frutas e água de coco estavam entre os mais solicitados pelos visitantes.
A feira começou em 30 de setembro e vai até 2 de outubro, com mais de 20 países participantes.
ro/car / fav