Quarta-feira, Outubro 01, 2025
NOTÍCIA

ONU pede respeito aos direitos dos idosos

Nações Unidas, 1º de out (Prensa Latina) O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu hoje o pleno respeito aos direitos dos idosos, a defesa de sua dignidade e o reconhecimento de suas contribuições.

Em uma mensagem que marcou o Dia Internacional dos Idosos, Guterres lembrou que o número de cidadãos com mais de 60 anos aumentou significativamente nas últimas três décadas, chegando a 1,2 bilhão.

Até 2050, outros 900 milhões serão adicionados. Esta é uma mudança demográfica profunda, com consequências de longo alcance para as economias, os sistemas de saúde e a coesão social. Devemos responder com previsão e ação, afirmou.

Os idosos são poderosos agentes de mudança. Suas vozes devem ser ouvidas na definição de políticas, no fim do preconceito de idade e na construção de sociedades inclusivas, acrescentou.

Ele também enfatizou que todas as comunidades e indivíduos se beneficiam da sabedoria deste grupo.

Eles têm muito a nos ensinar sobre como lidar com a incerteza, resolver conflitos e promover a solidariedade intergeracional. Vamos nos comprometer a ouvir, aprender e agir, disse ele.

Vamos construir um mundo onde todas as pessoas, de todas as idades, possam viver com respeito, segurança e oportunidades, concluiu.

mem/gas / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa