Em um amplo comunicado, o MIU sustentou que o governo seguiu o exemplo de Washington ao também não convidar esses três países para a 9ª Cúpula, realizada em Los Angeles em 2022.
“Essa tática chegou à República Dominicana com a visita do Secretário de Estado Marco Rubio em fevereiro passado, quando ele descreveu como ‘anti-humanos’ os países que têm sido mais do que generosos e respeitosos com o povo dominicano, uma clara alusão a essas três nações irmãs…”, afirmou a organização.
O MIU destacou que o Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana, em vez de declarar em comunicado que essa decisão buscava “garantir que o convite fosse o mais amplo possível”, deveria ter sido honesto e admitido que “a exclusão visa garantir a presença do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump” na Cúpula, que será realizada em Punta Cana em dezembro próximo. Segundo o grupo liderado por Miguel Mejía, a República Dominicana se apresenta como um Estado dócil e subserviente aos Estados Unidos.
Advertiu que o país está adotando “uma decisão imposta por Washington” em um momento de tensão na região que exige unidade e a defesa conjunta da Nossa América, bem como a promoção de negociações de paz baseadas na soberania.
Em vez de contribuir para a unidade e a paz baseadas na soberania, o governo dominicano está colocando o país no extremo da divisão e do desrespeito aos direitos de todos, acrescentou.
O MIU enfatizou que Cuba, Nicarágua e Venezuela são nações irmãs que merecem respeito e alertou que uma cúpula hemisférica “construída sobre exclusão e coerção está fadada ao fracasso”.
A organização também denunciou “a subserviência do governo dominicano às prescrições dos Estados Unidos” e chamou a atenção para a crise de soberania gerada pelas decisões do atual governo.
Também reiterou seu apelo à formação de uma Frente Política e Social para o Resgate da Soberania Nacional, proposta em 23 de fevereiro durante a VII Assembleia Nacional de Líderes.
Horas antes, a Frente Ampla e o Partido Comunista Trabalhista (PCT) também haviam rejeitado veementemente a decisão do governo dominicano.
ro/mpv/glmv