Quarta-feira, Outubro 01, 2025
NOTÍCIA

Belarus e Cuba interessadas em criar empresas conjuntas

Minsk, 1º de out (Prensa Latina) Belarus está interessada em criar empresas conjuntas com Cuba, afirmou hoje o vice-primeiro-ministro bielorrusso, Viktor Karankevich, durante reunião com o ministro da Indústria cubano, Eloy Álvarez.

De acordo com a agência de notícias BelTA, publicada na quarta-feira, a reunião ocorreu no âmbito da feira internacional INNOPROM Belarus, que acontece no país europeu.

“Desde os tempos da União Soviética, Cuba tem sido uma parceira e amiga confiável para nós em todas as áreas de cooperação mutuamente benéfica. Sempre nos comunicamos de forma muito cordial, com base unicamente na abertura e na total confiança”, enfatizou Karankevich.

O funcionário também observou que os chefes de ambos os Estados atribuem um alto nível às relações bilaterais, razão pela qual é necessário fazer todo o possível.

Devemos fazer todo o possível para garantir a implementação dos acordos alcançados pelos líderes de nossos países.

Órgãos da administração pública e entidades econômicas têm o objetivo claro de dar continuidade à cooperação mutuamente benéfica, expandindo a gama de produtos fornecidos, criando empresas e expandindo a cooperação industrial, afirmou.

Klarankevich enfatizou que a visita oficial do presidente cubano Miguel Díaz-Canel à Belarus neste ano proporcionou um impulso adicional ao desenvolvimento das relações entre os dois países.

Estamos prontos para considerar todas as questões de interesse para nosso país amigo e irmão, Cuba, enfatizou o vice-primeiro-ministro. Por sua vez, Álvarez também destacou o alto nível das relações amistosas com Belarus.

“Estamos dispostos a desenvolver e expandir a cooperação entre nossos países. Belarus é um parceiro muito importante para Cuba. Sempre destacamos o apoio que a nos dá em fóruns internacionais, condenando o bloqueio contra Cuba. Cuba também apoia Belarus no cenário internacional”, observou.

Ele acrescentou que Cuba visa aumentar a produção industrial, incluindo a de produtos alimentícios. “Nesse sentido, priorizamos nossas relações com Belarus.”

Ele também acrescentou que, durante a estadia em Minsk, visitaram empresas para identificar potenciais novos projetos e expandir as relações comerciais e econômicas, citando visitas às fábricas da MTZ e da Atlant como exemplos.

“É uma grande honra para nós representar Cuba na exposição internacional INNOPROM Belarus. Foi muito interessante aprender sobre desenvolvimentos inovadores e observar os processos de transformação que ocorrem no setor”, concluiu o ministro.

mem/gfa / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa