Quarta-feira, Outubro 01, 2025
NOTÍCIA

China presta homenagem aos seus heróis no Dia dos Mártires

Beijing, 30 set (Prensa Latina) A China comemorou hoje o Dia dos Mártires com uma cerimônia de oferta de flores na Praça Tiananmen, liderada pelo presidente Xi Jinping e outros líderes do Partido Comunista e do Estado.

O evento começou às 10h, horário local, com a interpretação do hino nacional pela banda militar. Os presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem àqueles que deram suas vidas pela libertação do povo e pela construção da República Popular da China.

Crianças e adolescentes entoaram o hino da Organização dos Jovens Pioneiros e depositaram flores aos pés do Monumento aos Heróis do Povo.

Nove grandes cestas com fitas vermelhas e a inscrição “Glória eterna aos heróis do povo” foram colocadas em frente ao monumento por representantes do Partido Comunista Chinês, da Assembleia Popular Nacional, do Conselho de Estado, da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e da Comissão Militar Central.

Xi Jinping e os outros líderes subiram à base do monumento, observaram em silêncio as oferendas e fizeram uma reverência simbólica.

Este ano coincide com o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da derrota do fascismo em escala mundial.

O evento contou com a presença de veteranos de guerra, familiares de mártires, representantes de partidos democráticos, organizações sociais, trabalhadores, estudantes e residentes da capital.

A China instituiu o dia 30 de setembro como o Dia dos Mártires em 2014, para homenagear aqueles que sacrificaram suas vidas pela independência nacional e pela prosperidade do país.

Amanhã, o gigante asiático comemorará seu Dia Nacional e o 76º aniversário da fundação da República Popular da China, proclamada pelo líder histórico Mao Zedong na Praça Tiananmen.

kmg/idm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa