Quarta-feira, Outubro 01, 2025
NOTÍCIA

Bogotá é a Colômbia e a Colômbia se expressa em Bogotá

Buenos Aires, 30 set (Prensa Latina) Bogotá resume a riqueza que a Colômbia tem hoje para mostrar àqueles que optam por este destino andino para passar as férias, e assim o demonstra na Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires, FIT 2025.

“Não só porque temos uma rica oferta cultural os 365 dias do ano, mas porque estamos realizando os festivais de música mais importantes da região”, afirmou à Prensa Latina a diretora de Marketing do governo da capital colombiana, Catalina Hoyos.

A executiva destacou que a “Atenas da América do Sul”, assim chamada por sua riqueza cultural e intelectual, celebra dois grandes festivais semelhantes ao Lollapalooza na Argentina: um é o Estéreo Picnic, um evento alternativo de música e entretenimento que atrai multidões no início do ano, e o outro é o Cordillera, no segundo semestre.

“São dois segmentos diferentes. O primeiro é para jovens, com uma programação incrível, não apenas com grupos latino-americanos, mas de todo o mundo”, resumiu.

O Festival Cordillera, por outro lado, foi concebido para promover a música da América Latina, explicou.

“Este ano, por exemplo, tivemos um cartaz com artistas do calibre de Fito Páez, Carlos Vives, Ruben Blades e outros desse nível”.

Assim, Bogotá se consolida “não apenas por esse grande programa, mas porque temos as maiores sedes para realizar eventos de grande porte e talento”.

Hoyos enfatizou uma proposta que começou há três meses: usar Bogotá como um “destino de escala” de 48 horas com a companhia aérea colombiana Avianca a um custo mínimo, tornando-se assim a segunda cidade a oferecer isso, depois de Cidade do Panamá com a companhia Copa.

Esta oferta permite que os viajantes que voam, por exemplo, de Buenos Aires para a Cidade do México, façam uma escala de 48 horas em Bogotá, tendo acesso a programas e descontos fabulosos, “e assim vivam em dois dias a riqueza da cidade onde se divertem, descansam e depois continuam a viagem”, descreveu.

A executiva, apaixonada especialmente por sua cidade, a classifica como destino âncora da Colômbia, pois a partir dela os turistas podem se conectar com centros turísticos de praia como Cartagena, San Andrés ou Santa Marta.

“A Colômbia é um destino absolutamente incomparável. Possui turismo de natureza, praia, cultural, urbano, uma rica gastronomia e Bogotá, em particular, oferece diversidade e economia”, afirmou Hoyos.

A FIT 2025 começou no sábado, 27, e termina nesta terça-feira, 30, após quatro dias intensos, os dois primeiros abertos ao público em geral e os dois últimos dedicados a rodadas de negócios, para que os profissionais do turismo pudessem negociar e fechar acordos, convênios, cartas de intenção, conversas sobre oportunidades e ofertas.

1.700 expositores enriqueceram a Feira este ano em sua 29ª edição.

kmg/mh/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa