Isso ocorreu durante sua apresentação perante uma comissão parlamentar na qual apresentou a proposta orçamentária quinquenal do ministério.
Fratti detalhou a abertura de novos mercados, incluindo Bolívia e Catar, para a venda de mel uruguaio.
Ele disse que Ucrânia e Malásia estão se juntando a outros compradores de carne bovina, enquanto Hong Kong e Kuwait estão comprando produtos de aves, e a Argélia está comprando carne ovina.
A China, maior parceira comercial do país sul-americano, assinou acordo para comprar farelo de soja e canola, enquanto Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Rússia estão demonstrando interesse em nozes-pecã.
A apresentação delineou as principais linhas de atuação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MGAP), incluindo uma política de irrigação, o fortalecimento do Instituto Nacional de Colonização e medidas de saúde animal.
O Ministro Fratti informou ao Parlamento sobre a assinatura de um acordo para iniciar testes de imunização contra carrapatos em 6.000 bovinos em novembro.
Ele explicou que as doenças associadas a esse parasita geram prejuízos anuais de aproximadamente US$ 95 milhões e afetam particularmente o norte do país.
rgh/ool/glmv