Domingo, Setembro 28, 2025
NOTÍCIA

Cuba pela integração do seu produto turístico com o mercado argentino

Buenos Aires, 28 set (Prensa Latina) Cuba pretende continuar a trabalhar na integração do produto turístico com o mercado argentino, afirmou hoje o conselheiro de Turismo da ilha para o Cone Sul latino-americano, José Aguilera.

«Este é um mercado em que trabalhamos há muitos anos e onde Cuba representa um destino preferencial para o turista argentino. Para nós, a Argentina é o país que mais contribui com visitantes de toda a América do Sul para a ilha. Ou seja, existe uma integração de muitos anos», destacou Aguilera à Prensa Latina.

Esta é a 29ª edição da Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires, FIT 2025, «e Cuba mostrou os seus atrativos em todas elas; ou seja, temos trabalhado sempre neste evento desde que começou», disse ele.

Este importante evento começou no sábado no recinto ferial La Rural de Palermo e se estenderá até terça-feira, 30, com a participação de mais de 1.700 expositores da Argentina e cerca de 60 países, e espera-se que 135 mil pessoas o visitem nos dois dias dedicados ao público (sábado e domingo), afirmou o seu presidente, Andrés Deyá, na cerimónia de inauguração que coincidiu com o Dia Mundial do Turismo.

Neste evento, um dos mais importantes da América Latina, «encontramos antigos operadores turísticos e novos que estão a incorporar-se, e mostramos-lhes uma rica carteira de produtos com as novidades que o turismo cubano tem gerado», comentou o conselheiro.

Sobre o que espera da Feira, Aguilera mostrou-se otimista: «Acreditamos que será muito proveitoso e que os resultados serão palpáveis na temporada, começando em janeiro e fevereiro, que é o verão argentino, no envio de viajantes para Cuba», previu.

De Havana, viajou para Buenos Aires uma delegação de 10 executivos deste setor liderada por Pilar Álvarez, diretora-geral de Marketing do Ministério do Turismo, com o objetivo de contribuir para os objetivos de promover os destinos e produtos turísticos da ilha, e iniciar negociações e chegar a acordos com os seus pares da Argentina e de outros países presentes.

A delegação é composta por diretores das agências Cubatur, Cubanacan, Ecotur e Viajes Cuba; das cadeias hoteleiras Cubanacan, Gran Caribe e IslaAzul, do Hotel Barceló Arenas Blanca, de Varadero, e do grupo Cubex.

Uma delas é Yusimy Pérez, diretora de Desenvolvimento da Agência Viajes Cuba, que disse à Prensa Latina que «de um modo geral, esperamos estabelecer novos contatos e consolidar os negócios já existentes».

Outro objetivo a ser alcançado, indicou a jovem executiva, é «promover os voos charter do próximo ano para Varadero e Cayo Largo».

A Feira abrirá as suas portas novamente ao público neste domingo para mais um dia animado e colorido, no qual os países e províncias argentinas participantes continuarão a mostrar os seus atrativos com o objetivo comum de atrair turistas para os seus destinos.

lam/mh/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa