Publicado pela Biblioteca Nacional José Martí, o texto reflete o desenvolvimento progressivo da justiça e as lutas por sua conquista ao longo da história de Cuba.
O livro, parte da Coleção Biblioteca del Pueblo, aborda a figura de José Martí a partir de uma perspectiva integral, “sem esquematismos nem sectarismos, mas influente em tudo e em todos que contribuíram para moldar a ética como fundamento amoroso da nação”.
De acordo com o comunicado de imprensa do Instituto Cubano do Livro (ICL), esta obra literária reflete, de uma perspectiva moral, os momentos-chave que contribuíram para a formação da identidade nacional e demonstra um fundamento ético.
Sobre o volume, a Enciclopédia Cubana EcuRed destaca: “Suas páginas revelam a identidade cubana essencial e nos ajudam a percorrer os caminhos singulares de um povo que se construiu laboriosamente, enfrentando obstáculos que outros não conheciam, com a luta heroica e anônima dos escravos que foram os primeiros cubanos porque se anteciparam a todos na entrega de suas vidas pela liberdade.”
O ICL se reúne todos os sábados no espaço, uma oportunidade para apreciar a literatura e se envolver com a obra de autores relevantes.
jha/amr/glmv