Piñol participou da Semana Pan-Americana de Doenças Digestivas (SPED, de 28 a 31 de agosto), na capital latino-americana, onde os organizadores destacaram a presença cubana e sua experiência na especialidade, como referência para a região.
O Dr. Piñol é especialista de II grau em gastroenterologia, trabalha no Centro Nacional de Cirurgia de Mínimo Acesso de Havana, é professor e pesquisador titular e doutor em ciências.
Ele disse que a reunião de Lima serviu como um intercâmbio de experiências e atualização sobre o tema.
Formado em 1995 e com ampla experiência em gastroenterologia, ele observou como algo significativo que muitos dos médicos de destaque que apresentaram palestras na reunião citada foram formados em Cuba, incluindo alunos diretos seus.
Isso chamou a atenção dos médicos presentes, devido à excelente preparação dos especialistas que apresentaram suas ideias no encontro.
Ele lembrou que se trata de uma especialidade que representa constantemente um desafio bastante difícil, pois exige constância e disciplina profissional. Temas que exigem uma atualização constante, como se pôde observar na reunião de Lima.
Esses médicos com estudos em Cuba se formaram na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) e, por sua vez, expressaram sua gratidão pela formação recebida.
A Reunião SPED 2025 (Sociedade Peruana de Gastroenterologia) é um dos eventos médicos especializados mais importantes do ano no Peru e referência na região andina.
A Sociedade Peruana de Gastroenterologia (SPED) foi fundada em 12 de novembro de 1940 por um grupo de pioneiros liderados pelo Dr. Alberto Barton, sendo uma das sociedades médicas especializadas mais antigas e prestigiadas do Peru.
A participação de Cuba em congressos médicos internacionais é sempre significativa, dada a reconhecida solidez de seu sistema de saúde e de sua faculdade de medicina.
Essa presença destacou-se pela Experiência em Saúde Pública em Cuba, Endoscopia de Alto Nível com Recursos Otimizados, Investigação Clínica Própria e Colaboração e Relações Bilaterais, facilitando a troca de conhecimentos, a investigação conjunta e a formação de especialistas. ro/alb/rfc/bm