“É uma grande honra para nós receber representantes de 118 países parceiros no fórum Semana Atômica Mundial em Moscou”, disse na cerimônia de abertura o vice-chefe da administração presidencial da Rússia e presidente do conselho de supervisão da corporação estatal Rosatom, Serguéi Kirienko.
A primeira edição do fórum, em 2009, reuniu 25 países, lembrou o alto funcionário. “Hoje, esse número se multiplicou por 4,5, o que nos deixa muito orgulhosos. Isso significa que cada vez mais países estão optando por fontes seguras de energia nuclear”, destacou.
Kirienko agradeceu aos parceiros da Rosatom pela confiança e reafirmou que a parte russa está disposta a “transferir tecnologias e conhecimentos, criar empresas mistas e promover conjuntamente projetos em países terceiros”.
O fórum internacional Semana Atômica Mundial, organizado pela Rosatom, acontece de 25 a 28 de setembro de 2025 no recinto de feiras VDNJ, ao norte de Moscou.
Os organizadores o definem como “o maior evento voltado para a indústria nuclear e afins”.
A edição é dedicada ao 80º aniversário da indústria nuclear russa e contará com a presença de altos funcionários de países que desenvolvem programas nucleares, renomados especialistas mundiais e executivos de grandes empresas.
mem/gfa/bm