Em discurso em uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, realizada durante a semana de alto nível da 80ª sessão da Assembleia Geral, Guterres pediu esforços para restaurar a confiança na cooperação internacional e alertou sobre as consequências negativas da violência e da guerra.
Entre elas, mencionou o colapso dos serviços, o agravamento da pobreza, a ruptura dos contratos sociais, o enfraquecimento das instituições e a instabilidade. Expressou também preocupação com o aumento significativo dos gastos militares e o progresso limitado na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Precisamos escolher um caminho diferente. Precisamos de justiça financeira. Isso implica uma reforma abrangente da arquitetura internacional para torná-la mais justa e adaptada às realidades atuais, indicou.
Ele também enfatizou a importância de melhorar a participação dos países em desenvolvimento nas instituições e processos decisórios globais.
Além disso, defendeu a renovação do compromisso com as obrigações estabelecidas na Carta da ONU e o trabalho na prevenção de conflitos e na preservação da paz.
rc/gas/glmv