O Conselho de Aviação Civil (JAC) indicou em comunicado que as propostas incluem o fortalecimento regional do marco regulatório, políticas de céu aberto e liberalização do transporte aéreo, a proteção dos direitos dos passageiros por meio de marcos internacionais e a segurança operacional.
Também serão abordados o uso de drones e a gestão do espaço aéreo, a sustentabilidade ambiental, com ênfase em combustíveis alternativos e redução de emissões, e a formação de novos profissionais da aviação civil.
A delegação dominicana é liderada por Héctor Porcella, presidente da JAC; Igor Rodríguez, diretor-geral do Instituto de Aviação Civil; General Enmanuel Souffront, diretor-geral do Corpo Especializado em Segurança Aeroportuária e da Aviação Civil; e outros representantes do setor.
Em nível regional, o país desempenha um papel estratégico como primeiro vice-presidente do Comitê Executivo da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC).
Juntamente com a presidente da CLAC, Azucena Zelayal, e o secretário executivo, Jaime Binder, a delegação dominicana lidera reuniões estratégicas com os Estados latino-americanos para consolidar posições conjuntas.
Durante a Assembleia, Porcella participará da sessão plenária com a declaração oficial do Estado dominicano, na qual destacará os avanços do país em conectividade aérea, aumento do fluxo de passageiros, novos acordos bilaterais, modernização da política de comércio aéreo, segurança operacional e compromissos ambientais, de acordo com o comunicado oficial.
rc/mpv/glmv