Destes, nove estão em alerta amarelo (nível de risco intermediário): Grande Santo Domingo, María Trinidad Sánchez, San Pedro de Macorís, La Altagracia, El Seibo, La Romana, Samaná e Hato Mayor.
Enquanto isso, sete permanecem no nível mínimo (alerta verde): Barahona, Azua, Peravia, San José de Ocoa, San Juan, Monte Plata e San Cristóbal.
A agência alertou os operadores de embarcações frágeis, de pequeno e médio porte para que naveguem com cautela perto da costa e evitem se aventurar no mar, dada a previsão de piora das ondas ao longo da costa atlântica, de Cabo Engaño (La Altagracia) a Cabo Francés Viejo (María Trinidad Sánchez).
O COE também recomendou que a população permaneça atenta às informações oficiais e em contato com as agências de socorro.
Em particular, instou os moradores de áreas vulneráveis perto de rios, córregos e ravinas a tomarem medidas preventivas contra possíveis inundações repentinas e alagamentos.
Também solicitou aos cidadãos que se abstenham de atravessar córregos de alto fluxo e evitem usar resorts de praia nas províncias sob alerta.
Modelos de previsão indicam que acúmulos significativos de chuva podem ocorrer a partir desta quinta-feira.
ro/mpv/glmv