Quase um mês e meio após seu início, o montante total arrecadado ultrapassa 431.612 milhões de dongs (mais de 16.341.000 dólares, de acordo com a taxa de câmbio do dia), um valor que sextuplica a meta inicialmente estabelecida inicialmente.
“Cada número é uma demonstração de amor enviada a um amigo distante”, escreveu a Cruz Vermelha vietnamita em sua página do Facebook, ressaltando que toda contribuição, por menor que seja, é vista como um gesto nobre e bonito que expressa o carinho caloroso e dá força ao povo cubano, um amigo tradicional da nação indochinesa.
Entre as notícias mais recentes sobre a campanha divulgadas nas redes sociais, destaca-se a participação da província de Quang Tri, que até às 17h30 (hora local) desta terça-feira arrecadou mais de 13.724 milhões de VND (cerca de 520 mil dólares), o valor mais alto do país recebido através dos canais territoriais.
A campanha foi lançada no último dia 13 de agosto, por ocasião do 99º aniversário do Comandante em Chefe Fidel Castro e no contexto do Ano da Amizade Vietnã-Cuba e do 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.
O objetivo inicial desta ação solidária era arrecadar 65 bilhões de dongs (cerca de 2,4 milhões de dólares), mas essa meta foi alcançada em apenas 30 horas.
De acordo com o presidente interino da Cruz Vermelha do Vietnã, Nguyen Hai Anh, esta é a primeira vez que uma campanha internacional promovida por essa entidade atinge tal magnitude, tanto em termos de fundos arrecadados quanto em número de participantes, em um período de tempo tão curto.
Na cerimônia de lançamento, o membro do Bureau Político do Partido Comunista (PCV) e presidente da Frente Patriótica do Vietnã, Do Van Chien, destacou que essa ação demonstra a tradição de humanidade do povo vietnamita e a profunda amizade existente entre as duas nações.
O programa não visa apenas oferecer apoio material para superar as dificuldades imediatas que Cuba enfrenta, mas também divulgar com força uma mensagem de empatia e solidariedade internacional, destacou Van Chien, reiterando que, em qualquer circunstância, o povo vietnamita estará sempre ao lado do povo cubano.
Esta, ressaltou ele, é uma conexão tradicional de afeto que se estende por 65 anos e na qual “o carinho fraternal superou todas as distâncias geográficas e condições econômicas para se tornar um valor espiritual duradouro”.
oda/mpm/bm