Em cerimônia realizada no Memorial José Martí, nesta capital, o primeiro vice-presidente do Instituto Cubano do Esporte, Raúl Fornés, entregou a bandeira nacional ao capitão da equipe, Karel Pérez, que atua no futebol europeu há bastante tempo.
Ao final da cerimônia e em um intercâmbio com os atletas, o dirigente esportivo destacou a segunda participação de Cuba em uma competição deste nível e elogiou o desempenho desses jovens jogadores, que considerou o caminho futuro para a classificação para a Copa do Mundo sênior.
Em declarações à imprensa, Pérez elogiou o desempenho da equipe durante a turnê preparatória pelo Uruguai e destacou o crescimento da equipe, que conta com vários jogadores que atuaram em ligas estrangeiras.
Tendo atuado no futebol costarriquenho e, mais recentemente, na primeira divisão portuguesa, o zagueiro cubano expressou sua satisfação em representar a ilha no campeonato mundial e reconheceu a dedicação de seus companheiros durante a preparação.
Sobre o torneio chileno, Pérez afirmou que não será um evento fácil: “cada partida será como uma final, mas nos preparamos física e mentalmente para alcançar um bom resultado”.
Em entrevista à Prensa Latina, a ponta Jade Quiñones mencionou o bom humor do grupo e o desejo de toda a equipe de ter um bom desempenho no torneio.
Já o meio-campista Michael Camejo Ojeda indicou que a equipe entrará em campo para lutar pela vitória, independentemente do nível de habilidade do adversário, e garantiu que haverá gols para encantar a torcida nacional.
A equipe do técnico Pedro Pablo Pereira está no Grupo D, ao lado de Argentina (hexacampeã), Itália (atual vice-campeã) e Austrália.
A seleção cubana estreará no dia 28 de setembro, contra a Argentina, no Estádio Elias Figueroa, em Valparaíso. Em 1º de outubro, a seleção enfrentará a Itália no mesmo estádio e, três dias depois, enfrentará a Austrália em Santiago, no Chile.
Cuba participou de sua primeira Copa do Mundo Sub-20, na Turquia, em 2013, e perdeu todas as três partidas da fase classificatória, sofrendo 10 gols e marcando apenas um.
A seleção cubana garantiu sua vaga em agosto passado, ao derrotar Honduras nas eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo, nos pênaltis, após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Um total de 24 seleções, divididas em seis grupos, participarão da Copa do Mundo no Chile, que testemunhará a proclamação de um novo campeão após a ausência do Uruguai, campeão há dois anos em La Plata, na Argentina.
arc/yma/glmv