“Vocês podem publicar suas propostas (no site) ou participar de um dos fóruns em qualquer estado do país. A reunião ocorrerá entre agora e novembro, e em janeiro apresentaremos uma proposta com base nessa consulta pública”, disse a presidente Claudia Sheinbaum.
Em discurso na reunião ordinária da autoridade com a imprensa, o chefe da Comissão Presidencial para a Reforma Eleitoral, Pablo Gómez, mencionou a realização de diversas audiências na capital neste mês.
Ele também enfatizou a extensão desses debates aos demais estados nas próximas semanas e a possibilidade de expressar opiniões por meio do microsite www.reformaelectoral.gob.mx.
Os interessados em participar das audiências também podem se inscrever neste site, e tudo o que for apresentado, incluindo pontos de vista e propostas, estará disponível para consulta.
“Esperamos que este exercício, sem precedentes na história das reformas eleitorais no México, gere uma participação sem precedentes não apenas em quantidade, mas também em qualidade”, disse o ministro, observando que, no passado, apenas líderes políticos e autoridades governamentais abordavam essas questões.
Agora, ele contrastou, o debate está aberto “a todas as pessoas. A discussão não tem limites nem restrições; há um espaço aberto para qualquer iniciativa, qualquer proposta, qualquer crítica — nada será censurado — e de qualquer pessoa”.
Gómez abordou os tópicos da consulta, incluindo: liberdades políticas, regulamentação da competição política, liberdade de divulgação de ideias e opiniões; representação do povo; sistema partidário; e financiamento e fiscalização das despesas partidárias e de campanha.
Além disso, os tópicos abordados incluíram: eficácia do sufrágio e do sistema de votação; modelo de comunicação e propaganda política; autoridades eleitorais administrativas; justiça eleitoral; requisitos de elegibilidade e imunidade de autoridades; e democracia participativa, referendos e revogações.
As autoridades também publicarão informações sobre o sistema atual no microsite, pois, na opinião de Gómez, muitos cidadãos desconhecem vários aspectos dele.
jha/las/glmv