Na apresentação da nova etapa do Maitri 2.0, o secretário do Departamento de Pesquisa e Educação Agrícola, M. L. Jat, destacou a aliança de 77 anos entre a Índia e o Brasil e seu papel compartilhado em plataformas globais como o BRICS e o Grupo dos 20.
Ele ressaltou o poder das complementaridades e a necessidade de um crescimento impulsionado pela inovação.
O executivo indiano opinou que a comercialização consiste não apenas em gerar receitas, mas também em entregar inovações financiadas com fundos públicos aos usuários finais.
Jat descreveu o Maitri 2.0 como uma plataforma de aprendizagem bidirecional para a cocriação entre inovadores indianos e brasileiros e reafirmou o compromisso de construir um ecossistema agroalimentar mais sólido, inovador e inclusivo para a segurança alimentar mundial.
Por sua vez, Kenneth Nobrega, embaixador do Brasil, expressou sua gratidão pela iniciativa e destacou a importância estratégica de criar sinergias entre os ecossistemas agrotecnológicos das duas nações.
Ele afirmou que o programa Maitri 2.0 reflete a aliança estratégica mais ampla entre o Brasil e a Índia, alinhando-se com a visão compartilhada de seus líderes, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro Narendra Modi, para a cooperação em agricultura, tecnologias emergentes e segurança alimentar e nutricional.
Por meio do Maitri 2.0, inovadores, startups e instituições de ambos os países se unem para construir sistemas alimentares resilientes e empoderar os agricultores.
O programa busca trocar boas práticas e abrir novas oportunidades em agricultura sustentável, tecnologias digitais, desenvolvimento de cadeias de valor e cooperação bilateral.
mem/lrd/bm