Terça-feira, Setembro 23, 2025
NOTÍCIA

Colóquio “Do Papiro à Biblioteca Virtual” começa em Cuba

Havana, 22 de setembro (Prensa Latina) O centro Casa de las Américas inaugurou hoje o VIII Colóquio Internacional "Do Papiro à Biblioteca Virtual", que acontecerá até 26 de setembro nesta capital, com participantes de vários países.

Esse intercâmbio interdisciplinar é mais pertinente hoje do que nunca; nos permite olhar profundamente para o passado, compreender com precisão o presente e projetar o futuro com esperança, disse Rosa Marina González, diretora da Biblioteca da instituição.

González enfatizou que o colóquio não é apenas um espaço onde bibliotecários, pesquisadores, ativistas culturais, técnicos e educadores se reúnem para a reflexão acadêmica, mas também para celebrar a permanência do conhecimento e sua evolução.

Painéis, debates, workshops, exposições e apresentações de livros compõem a programação do evento, que reúne profissionais da informação de Porto Rico, Panamá, Honduras, Argentina, México, Estados Unidos e Cuba.

As bibliotecas na América Latina têm sido espaços fundamentais para a recepção da cultura, a disseminação do pensamento e o acesso à informação há séculos, enfatizou González.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença de María Elena Salgado e Jaime Gómez, respectivamente, primeira e vice-presidentes da Casa de las Américas, além de Ania Hernández, doutora, palestrante inaugural, e Víctor Casaus, diretor do Centro Cultural Pablo de la Torriente Brau.

Quintana, professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, proferiu a palestra principal “Inteligência Artificial em Bibliotecas: Da Visão da IFLA ao Contexto Cubano”.

Entre os painelistas internacionais estão Nancy Abreu (Universidade de Porto Rico), Catalina Morales e Herminio Asprilla (Universidade do Panamá), José Antonio Fernández (Universidade Autônoma de Honduras) e Isabel Oliveira e Nadia Borda (Grupo Editorial Annunate, Argentina).

Também participam como palestrantes nacionais membros da Biblioteca Nacional José Martí de Cuba, da Universidade de Havana, do Centro de Estudos Martí, da Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, do Centro Nacional de Informação em Ciências Médicas, entre outras instituições.

A programação inclui a exposição bibliográfica “Literatura Infantil: Contos para Crianças e Jovens na Casa”, a apresentação dos títulos “Declaração de Amor ou Direitos da Criança”, do poeta Arturo Corcuera (Peru), o Boletim Musical da Casa de las Américas, os Correios Canadenses do Grupo Correo e a revista da Biblioteca Nacional José Martí de Cuba.

arc/mml/vnl/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa