A feira acontecerá de 25 de setembro a 12 de outubro em sua sede tradicional, a Prefeitura de Montevidéu, com entrada gratuita.
O estande italiano sediará diversas atividades coordenadas pelo Instituto Italiano de Cultura, que oferece uma programação de literatura, cinema, teatro, exposições, música, conferências e venda de livros.
De particular interesse é a exposição “Carissimo Pinocchio”, dedicada ao personagem por Carlo Collodi, acompanhada de ilustrações, edições e gráficos que traçam a evolução desta obra literária desde o século XIX até os dias atuais.
A escritora e ativista italiana Francesca Cavallo apresentará “Contos do Espaço para Homens”. Também participarão o romancista e historiador Andrea Frediani e Francisco Spiedo, um dos novos contadores de histórias de seu país.
O teatro estará presente na feira com a peça “De Quem É Esta Idade, Pasolini?”, dirigida por Gianluca Barbadori e interpretada por Renata Denevi.
O filme “Il colibri”, de Francesca Archibugi, baseado no romance de Sandro Veronesi, estreará no Uruguai durante a feira.
No domingo, 12 de outubro, o concerto “Canções do Festival de Sanremo” prestará homenagem a Domenico Modugno, Iva Zanicchi e Nicola di Bari.
A nação uruguaia tem um significativo componente de imigração italiana, que, entre outras manifestações, se expressa nos numerosos sobrenomes italianos presentes na população uruguaia.
Também estarão presentes na feira autores renomados como as chilenas Isabel Allende e Cynthia Rimsky; a escritora e jornalista Rosa Montero, vencedora do Prêmio Nacional de Literatura Espanhola; a equatoriana María Fernanda Ampuero; e os autores argentinos Luciano Lamberti, Federico Falco, César Gonzáles, Pablo Ramos e Claudia Piñeiro, entre outros.
oda/ool/glmv