De acordo com Erdogan, durante o encontro, eles abordarão questões para fortalecer a colaboração bilateral, particularmente comércio, investimentos e indústria militar.
Ele afirmou que as questões regionais serão o foco de sua atenção.
Erdogan enfatizou a importância de consultas e coordenação estreitas entre os dois países, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
De acordo com o presidente turco, ambos os líderes têm uma enorme responsabilidade em manter a paz no Oriente Médio, fortalecer a estabilidade e conter conflitos.
Analistas preveem que o encontro buscará alinhar posições em relação às tensões na Síria e no Mediterrâneo Oriental, embora antecipem divergências sobre o programa de defesa aérea da Turquia.
Erdogan confirmou que, durante sua viagem aos Estados Unidos, também se reunirá com outros chefes de Estado e de governo, bem como com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Ele especificou que, na reunião sobre Gaza, com a participação de Trump, discutirão medidas conjuntas com líderes de países vizinhos para deter a guerra genocida de Israel naquele território palestino.
Ele acrescentou que, durante sua estadia em Nova York, se reunirá com representantes das comunidades turca e americana, bem como com círculos empresariais de ambas as nações.
ode/amp./glmv